QUEM SOMOS

HFBPO especializada em terceirização de serviços voltada aos departamentos de RH, FISCAL, CONTÁBIL, FINANCEIRO E TI.

Ofertamos serviços de BPO ou terceirização, conforme necessidade do cliente.

Fazemos parte de um grupo de empresas atuantes por segmento de tecnologia onde uma delas é uma consultoria homologada TOTVS.

terceirização de serviços
terceirização de serviços

NOSSA EXPERIÊNCIA

Terceirização de serviços

HFBPO nasceu através de uma holding no qual uma das empresas é uma consultoria homologada TOTVS. HFCONSULTING implantando PROTHEUS desde 1999 nas áreas financeira, fiscal, contábil e RH. Devido a grande experiência em negócios dos profissionais e a grande procura por terceirização ou BPO, em 2017 foi criada a HFBPO. Nascendo com uma grande bagagem desde 1999.

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

TERCEIRIZAÇÃO OU BPO

Conceito:

A terceirização é um serviço bastante conhecido. Ela diz respeito à contratação de profissionais ou empresas que desenvolvem um trabalho específico

O BPO (Business Process Outsourcing) também pode ser entendido como uma forma de terceirização. Trata-se de um serviço de repasse de processos administrativos e burocráticos que serão conduzidos pela empresa contratada de uma forma mais detalhada. Através de mapeamento de processos, tecnologia e otimização de negócios. 

DIFERENÇAS ENTRE BPO e TERCEIRIZAÇÃO 

Conceito:

Pela semelhança na definição, as duas estratégias podem ser confundidas com facilidade. Mas, se ambas existem, é porque possuem vertentes diferentes em alguns aspectos. Veja quais são:

Diferentes tarefas a serem executadas

Os serviços de terceirização, na maioria das vezes, requerem maiores demandas de atividades especializadas.

No caso do BPO, o foco está justamente no oposto: contratação de serviços pontuais que são executados por profissionais com alto nível de especialização.

Dessa forma, a diferença entre ambos é que a terceirização atua como parte de uma engrenagem e é mais voltada para as atividades-meio.

Já o BPO, além de preocupar-se com os projetos, também é responsável pela excelência na execução dos serviços encomendados.

Organização interna

No contexto da terceirização, as atividades são realizadas, geralmente, dentro da empresa e as terceirizadas e podem não estar totalmente integradas aos demais setores.

A implementação de um BPO implica no repasse de atividades que estão relacionadas aos processos de gestão da instituição. Nesse modelo, é necessário que todos os fluxos de trabalho sejam coerentes, inclusive, com o ambiente externo.

A partir dessa abordagem, pode-se perceber que, quando se trata de terceirização, os procedimentos podem ser apenas transferidos. No BPO, ao contrário, eles devem ser revistos e organizados.

Foco nos resultados

A terceirização tende a entregar resultados mais diretos, específicos, simples e pontuais.

O BPO está relacionado à entrega de um trabalho otimizado que foca na completude do processo, desde o início, até a entrega do produto final.

Os dois serviços se preocupam com a qualidade do processo, mas as empresas que contratam BPO tendem a receber mais auxílio sobre o modus operandi e sugestões de aperfeiçoamento em relação àquelas que terceirizam atividades.

Custos e investimentos

O custo de uma equipe ou setor interno terceirizado tende a ser menor. O principal fator de economia está relacionado aos processos de contratação, demissão e manutenção da mão de obra.

No contexto de BPO, o tempo é o principal agente de redução de custos. Isso porque o investimento em recursos de inovação e tecnologia é uma de suas principais atividades. Com dashboards mais organizados, as taxas de erro são reduzidas consideravelmente.

De forma geral, os dois serviços atuam com remanejamento de demandas e podem ajudar para que a produtividade seja elevada e as despesas, reduzidas. A principal diferença é que o BPO está um passo à frente por trabalhar com tecnologia de ponta.

QUAL EU CONTRATO ?

BPO OU TERCEIRIZAÇÃO ? 

Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é que você conheça exatamente quais são as necessidades de sua empresa.

Agora que você já sabe o que significa cada um dos serviços, deve levar em consideração que a implementação de um ou de outro atendem a objetivos diferentes.

Na escolha, é importante que você avalie de que forma sua empresa está acompanhando as tendências do mercado e qual é o grau de compromisso com os serviços que está oferecendo aos clientes.

Se sua empresa precisa de um grande volume de mão de obra específica para desenvolver alguns trabalhos de ordem operacional, o caminho mais indicado é a terceirização.

Por outro lado, se sua preocupação e contratar serviços que estejam ligados aos processos internos da empresa, isso demanda um trabalho mais especializado. Nesse caso, o BPO é a melhor opção.

Como você pode notar, o BPO deve ser considerado quando o que você busca é um elevado nível de excelência na execução de tarefas relacionadas aos contextos administrativos e burocráticos que visam reduzir custos e aumentar a produtividade.

No cenário global, a contratação de BPO tem se desenvolvido de forma muito expressiva. Uma pesquisa realizada pela Delloite’s Global Outsourcing Survey apontou que os sistemas de BPO melhoram o nível de qualidade das empresas em 58%.

Além disso, a mesma pesquisa revelou que houve uma redução de 21% no tempo das transações, crescimento de 31% na receita do cliente e 20% de melhoria na capacidade de entrega dos produtos finais.

Nesse contexto, fazem parte desse serviço formalização, controle de documentos e processos, aplicação móbile, RH digital, captura descentralizada,  gestão financeira,  gestão de notas fiscais, tributos e contabilidade gerencial.

A vantagem desse serviço é que ele é responsável por criar redes de otimização e ampliação do negócio enquanto você pode ter a tranquilidade de focar no seu core business.

Fale conosco